SEJA BEM VINDO

____________________________________________

segunda-feira, 30 de março de 2009

Trabalhadores da Casa Espírita


A SAÚDE MORAL - O DAR E O RECEBER



Por ser evolucionista a Doutrina Espírita nos mostra que vencer as imperfeições morais deve ser um trabalho constante e meta prioritária do indivíduo que chega a Casa Espírita que traz a colheita de uma semeadura milenar, na sua grande maioria negativa.

Para começar a trabalhar essas mazelas da alma e dar partida para a conquista das virtudes que nos conduzirá à felicidade plena, primeiramente devemos fazer uma viagem para dentro de nós mesmos, estudar as deficiências de que somos portadores, colocá-las na ordem de valor e iniciar a grande jornada de volta, com as dificuldades materiais de toda reconstrução.

No inicio as dificuldades são enormes, porque o egoísmo está muito forte em nós e estamos muito mais próximos do começo, com os pés mais fincados na Terra.

Aí nesse ponto tem que ocorrer a vontade, uma das forças atuantes do Espírito para a jornada planejada, mas tropeçando e muitas vezes caindo a fim de atingirmos a meta ideada.

Emmanuel – Pensamento e Vida - define a vontade como o botão poderoso que decide o movimento ou a inércia da máquina.

Suely Caldas Schubert – Obsessão Desobsessão – Até hoje o ser humano não se preocupou o suficiente, ou não despertou para essa incrível força que traz no imo da alma: A VONTADE. Acostumou-se sim a ter MÁ-VONTADE para tudo que dá mais trabalho e exige perseverança, esforço e abnegação. Para a grande maioria a VONTADE só é acionada para aquilo que for mais fácil, menos custoso, o que é pior para destruir.

Kardec – Livro dos Médiuns – A VONTADE é atributo essencial do Espírito, isto é, do ser pensante.

Nada melhor para nós nessa empreitada do que nos integramos às atividades assistenciais da Casa Espírita onde servindo junto aos sofredores, convivendo com as dificuldades e aflições para perceber que comparadas às nossas essas são às vezes alfinetadas; isso sem contar que dentro da Casa Espírita estamos protegidos pelo psiquismo da mesma que é formado por nossas orações e pela presença constante dos Benfeitores Espirituais.

Estudar o Evangelho de Jesus é outra prioridade. Mas devemos colocar seus ensinamentos na prática de nossa convivência diária.:

- aprendendo a calar nos momentos em que formos instigados à alteração

-a ouvir quando a aflição e o desespero de nossos interlocutores tiverem chegado ao auge

-e a perdoar quando a insensatez descontrolada da criatura humana nos atingir

- Assim esqueceremos as ofensas e procuraremos fazer o bem no limite das próprias forças

A meditação contínua em torno dos ensinamentos da Doutrina Espírita nos dará o embasamento cultural (conhecimento) que juntamente com os sentimentos fortalecidos pela prática evangélica (calar, ouvir, perdoar, esquecer as ofensas ) servirão de base para a SAÚDE MORAL indispensável aquele que se candidata ao trabalho em geral na Casa Espírita , principalmente ao PASSE.

Ao passista é indispensável até o estudo do corpo humano que em alguns livros estão resumidos com boa qualidade didática.

Aulus instrutor de André Luiz e Hilário destaca no livro Nos Domínios da Mediunidade : “ Importa ponderar que em qualquer setor de trabalho a ausência de estudo significa estagnação “.

A mente deve estar sempre voltada para as coisas elevadas da vida através do pensamento e da vontade direcionando os sentimentos afetivos para as realizações nobilitantes.

O AMOR DOAÇÃO deve ser plantado e cultivado no solo das nossas relações com:

- a paciência – trabalhada incessantemente para a superação dos conflitos e inquietudes íntimas.

- a benevolência - vivenciada plenamente no relacionamento humano, tolerando as imperfeições alheias

- fé raciocinada – que se fortalecerá ao ponto de transportar montanhas e com

- a calma que finalmente coroará o nosso agir de uma tranqüilidade incorruptível diante de todo e qualquer problema ou desafio.

Com a mente voltada para as realizações divinas atrairemos para o nosso convívio Espíritos Superiores designados para supervisionarem e assistirem o trabalho que estamos propondo realizar ( conosco e com o próximo ) .

Eles nos ajudarão suprindo deficiências nossas , abrandando por conseqüência , pelas suas vibrações superiores, a ação dos nossos desafetos, evitando assim que se instalem as obsessões, tão em moda, na atualidade.

Corpo sadio, mente elevada, o emocional harmoniza-se e não encontra campo propício para sentimentos infelizes como a cólera, a inveja, a maledicência e o ciúme que normalmente concorrem para a desarmonia emocional.

Alexandre no livro Missionários da Luz – mais uma vez auxilia-nos com preciosa lição “ Quando nos referimos às qualidades necessárias aos servidores do campo de auxílio, a ninguém desejamos desencorajar, mas orientar as aspirações do trabalhador para que sua tarefa cresça em valores positivos e eternos.

E concluímos com ALLAN KARDEC – “ reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más inclinações.