SEJA BEM VINDO

____________________________________________

sexta-feira, 3 de julho de 2009

CRIANDO A FÓRMULA DO AMOR......

O segredo de um casamento ou namoro para dar certo é justamente aproveitar todo o aprendizado que ele gera. Um relacionamento é uma das maiores fontes de melhoramento interior que existe. Contudo muitos não sabem disso e não aproveitam essa grande oportunidade de vida !

Assim esboço alguns exemplos em que a vida a dois pode ajudar:


1. Desenvolver a capacidade de perdoar

Facilmente o parceiro irá detectar defeitos no outro. E facilmente seremos decepcionados, magoados, ofendidos pelo convívio diário com o outro caso sejamos intolerântes. O exercício do perdão é necessário para que possamos tentar nos colocar no lugar do próximo para entender os reais motivos desse estresse. Assim o Perdão é a base de razão para não haver desgaste na relação com o acúmulo de momentos tristes.

2. Acabar com o orgulho

Não se pode perdoar sendo orgulhoso. Talvez seja um dos defeitos mais graves que todos temos. Por exemplo, como ficar quieto e não responder a uma agressão verbal em momento de explosão sendo orgulhoso? A primeira coisa que vem na mente é “o que os outros irão pensar de mim se não fizer nada?” Contudo, devemos ter a caridade moral de entender que ninguém é perfeito e levar o parceiro a refletir em suas ações através do diálogo sereno. Mesmo que seja em outro momento. Ai novamente vem aquela vozinha do orgulho “o que os outros irão pensar de mim saindo sem responder ?”… Pois devemos saber que os ditos covardes nesse mundo quando chegam no plano espiritual após a morte do corpo são considerados os mais corajosos e estão em melhor situação do que muitos – porque conseguiram combater o orgulho e praticaram o perdão. Portanto nosso companheiro(a) é um grande instrumento para exercitarmos o combate ao orgulho que todos temos. E promovendo nosso próprio crescimento como pessoa, de quebra, através do diálogo harmonioso criamos condições do parceiro(a) rever seus conceitos e melhorar sua postura também.

3. Combater e reduzir o egoísmo

Quem pensa mais em sí do que no próximo acaba conseguindo seu objetivo: tornar-se um solitário…
O egoísmo é o maior de todos os defeitos. Ele mata a caridade, a atenção aos detalhes, abre caminhos para a imoralidade, corrompe, derivando dele todos os outros defeitos que existem.
Assim, no caso específico de relacionamento pessoal, devemos estar atentos aos detalhes, datas importantes e principalmente na ação de dar carinho e não esperar por receber. Uma surpresa fora de hora, uma palavra de apoio nos momentos de dificuldade…. quebre o gelo com ações para agradar ao companheiro(a). Qual foi a última vez que conversaram sobre sentimentos ?
O esforço aqui é para acabar com o egoísmo e preparar para o próximo – surpresas, presentes nas datas comemorativas, inovações em eventos, palavras especiais em momentos oportunos, doação de amor. Amor gera amor, apatia gera frieza, egoísmo gera solidão. O que quer desenvolver ?

4. Facilitar o sucesso profissional

As cobranças do parceiro(a) que achamos tão desagradáveis devemos recebê-la como uma grande ajuda, uma grande forma de motivação para que possamos colocar hoje em ação muitas práticas necessárias para construção de nosso próprio futuro. Nosso parceiro quer o melhor para nós mesmos. Muitas vezes não entendemos e pelo orgulho – mais uma vez – acabamos por iniciar brigas totalmente desnecessárias. Devemos aproveitar momentos como esse para desabafar, para colher opiniões sobre nós mesmos… Quem melhor para saber nossos pontos fortes e fracos profissionalmente se não nosso parceiro(a) ?

5. Melhorar a relação Familiar

Irmãos, pai, mãe, cunhado, sogro… As diferenças entre o casal são estendidos na família. Sabe aquela característica que lhe desagrada e que está exercitando o perdão em relação ao seu parceiro(a)? Vai achá-lo com certeza em outros membros da familia dele(a). Assim sendo o exercício aqui é de controlar a “boca” – não falar mal de ninguém. É um aprendizado enorme o controle de nossa fala. A vigilância deve ser muito exercitada para não estarmos falando negativamente de ninguém, características ou diferenças. O que acrescenta comentar características negativas dos familiares com o parceiro(a) ? Nada. Só produz energias negativas e mais complicações. Guardemos para nós mesmos os comentários quando forem inúteis e ajudemos com nossos exemplos de boas ações para gerar aprendizado a todos. E se a incompatibilidade for grande demais, melhor tratar sempre com educação e tentar manter distância.

6. Aprender algo novo

Aula de ginástica, algum esporte, viagens, são bons instrumentos para o casal estar junto e sadio mentalmente e fisicamente…
… Praticar caridade juntos – como visitar um orfanato, um asilo, um trabalho voluntário, dar assistência a pobres – edifica a alma e afasta os maus espíritos…
… Assim, aprender algo novo, principalmente criar o novo dentro da rotina diária é essencial. Pense, converse, aprenda, estude sempre. Que tal uma aula de violão ? Muitas alegrias e diante da dificuldade criemos a certeza da superação pela ação que estamos praticando nesse exato momento.
E por último, mesmo com todas essas medidas é necessário sempre compreensão, paciência e comprometimento de ambos no fomento da união. Bom trabalho a todos.